sobre


RESQUÍCIOS DE HUMANIDADE

"Paleontólogos localizam inusitados objetos durante escavações. Especula-se que peças tenham sido propositadamente enterradas por seres humanos, espécie que teve fim no ano de 2012

Tal qual os maias previram o fim do mundo, há mais de 2 mil anos, o calendário Pindura (assim, com “i” mesmo) prenuncia, em sua edição 2012, a grande descoberta de peças encontradas num futuro distante. Com o tema “Que objeto você enterraria no quintal para ser descoberto no futuro?”, o aparato para contagem dos dias do ano® traz a catalogação paleontológica desses artigos, como mostra a manchete acima – antevista sob a crendice de que os próximos habitantes da terra se utilizarão dos mesmos princípios jornalísticos de seus antepassados.

Produzido pela editora Pégasus Alado, o Pindura chega agora à sua quarta edição. Além de um diferente tema, a cada ano o calendário ganha novos colaboradores e muda de formato. Em 2012, será em versão pôster, com dimensão de 64 x 94 cm. As 365 ilustrações (uma por dia) foram feitas por 181 desenhistas convidados, de 14 unidades da federação e nove países. Há ainda duas crônicas: uma do escritor maranhense Bruno Azevêdo e outra do mentor espiritual da Pégasus Alado, o lendário editor Melius Zapiranga Bongo. Como sempre, o tradicional prego está incluso no pacote, que ainda virá com um brinde surpresa.

“Quando começamos a produzir o Pindura, era tudo uma brincadeira. Na verdade, continua sendo, no sentido de ser lúdico. Mas agora ganhou ‘corpo’”, conta o brasiliense Stêvz, um dos seus idealizadores, agora redicado no Rio de Janeiro. E todo esse “corpo” se refletiu em premiação. A edição 2011 do aparato para contagem dos dias do ano® recebeu, no último dia 16 de setembro, o título de melhor projeto editorial do Troféu HQMix. O dourado e malemolente troféu Geraldão, uma homenagem ao cartunista Glauco, foi entregue em São Paulo para os produtores Sarah Sado, Daniel Carvalho e Gomez. Essa foi a segunda indicação do Pindura como finalista da categoria. O HQMix é a coroação desse coletivo, que só chega ao seu quarto ano graças à aposta dos seus colaboradores – o Pindura é independente e ninguém recebe um tostão por participar.  


O PROJETO
O Pindura tem como inspiração aspectos do cotidiano. A edição 2009 (a primeira), cujas ilustrações foram mensais, teve como tema o ambiente dos botecos. A de 2010, que trouxe 53 desenhos distribuídos semanalmente, falou sobre o universo das paradas de ônibus de Brasília. E a de 2011 contou, em 365 ilustrações (uma por dia), o cotidiano dos elevadores – foram 123 desenhistas colaboradores.
O nome do projeto deve-se à correlação entre dois fatores. O primeiro está ligado à temática da primeira edição, os bares. O famoso pedido para pendurar a conta no boteco, somado ao fato de ser um aparato para ser pendurado, levou ao nome Pindura.


EDITORA PÉGASUS ALADO
Criada em 2006 por cartunistas e escritores da cidade, é voltada para a publicação de livros e revistas independentes. Entre suas publicações estão as duas edições da revista Bongolê Bongoró, os fanzines de bolso A importante das palavras ordem é e Medíocre e as edições 2009, 2010 e 2011 do calendário Pindura


TROFÉU HQMIX
Organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil –ACB e do Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil – IMAG, com apoio do SESC Pompeia, o Troféu 23º Troféu HQMIX, traz os melhores profissionais e lançamentos dos quadrinhos e humor gráfico, de 2010, votados por desenhistas, professores, pesquisadores e jornalistas, da área, em todo o Brasil. 


mais informações e contatos para divulgação:
juliana borre (61) 9333 8493
mosaicocomunicacao.bsb@gmail.com